Frustrada com o cabelo ?!


Bonjour señoritas,

Semana passada enfrentei um dos maiores medos de toda a mulher: ao desmanchar as mexas, o meu cabelo saiu pela raiz! O cabelo estava fraco, irreconhecível e sem brilho. Não digam que não cuidei, porque segui todas dicas da matéria Como cuidar das ‘ box-braids’ , mas acredito que o cabelo não estava em condições de ser trançado por isso as tranças fizeram ainda mais estragos .

img_3496
As famosas mexas

Entrei numa missão de resgate ! A idea era voltar a dar vida e saúde ao cabelo.  Quantas vezes precisamos de resgatar o nosso cabelo por vários motivos e não sabemos por onde começar? A matéria de hoje vem com todos os passos para o resgate!

Cabelo desfrisado quebradiço

Uso excessivo da prancha ou tonga é o maior culpado pela queda do cabelo. Cabelo seco ( não hidratado ) também causa queda. A melhor maneira de resolver é hidratar duas vezes por semana até que o cabelo volte a um estado saudável, e depois hidratar uma vez por semana. Veja ideias de como hidratar o cabelo no artigo

Cabelo desfrisado com pontas duplas

As pontas duplas são geradas pelos desgastes químicos. Reparador de pontas ou produtos que selem as pontas depois de um tempo não ajudam. A melhor resolução é cortar as pontas de 3 em 3 meses para dar lugar a pontas saudáveis.

Cabelo desfrisado seco

1 palavra: HIDRATAÇÃO! Dicas para manter o cabelo hidratado e saudável .

Cabelo desfrisado oleoso

Tenha cuidado com os produtos que usa. Certas vitaminas e óleos são pesados demais para cabelo desfrisado. Óleo de rícino concentrado, e mesmo de côco, deixam o cabelo oleoso. Opte por óleos leves tal como óleo de uva, macedônia e amêndoa. Evite dormir com o cabelo molhado/húmido. Não abuse do shampoo, imagino que como seca pensamos que seja a melhor solução . Mas na verdade deixar o cabelo seco só traz outros problemas. Foque na nutrição do cabelo, e tera brilho natural.

Cabelo desfrisado com muita queda

Se a queda for muito notável e tornar-se constante, é sinal que há alguma questão interna (alterações hormonais, alimentação inadequada ,  falta de ferro) e deve consultar o medico. Se não for muito notável pode ser devido a cabelo fraco. A melhor maneira é de fazer nutrição uma vez por semana até que o cabelo fique mais forte. Evite pentear o cabelo molhado ou com pente fino.

Cabelo desfrisado com muito frizz

O ressecamento causa frizz. Sei bem o que é sair de casa com o cabelo lisinho e chegar ao serviço com outra coisa . Para evitar isso, hidrate o cabelo uma vez por semana, faça tratamentos com oleo quente, e faca tratamentos de nutrição pelo menos uma vez por mês. Se o cabelo precisa de um resgate SÉRIO, faça tudo duas vezes por semana até que fique saudável . Veja mais dicas no artigo Cuidando de cabelo desfrisado com os produtos naturais da Naducare

Cabelo desfrisado que ‘ não aguenta produto’

Evite desfrisar logo que tenha raiz! Deixe o cabelo crescer para evitar queimaduras. A melhor maneira de lidar com a nova raiz é hidratando. O produto que usa pode ser a causa do seu problema! Tente um produto mais suave.

Cabelo em transição

‘ Transição ‘ é quando temos cabelo desfrisado e queremos voltar ao cabelo natural, mas para quem não quer rapar o cabelo e começar de zero. Vai se gerindo os dois cabelos até que o natural chega a um tamanho que dê para cortar o desfrisado. O maior problema é como misturar os dois cabelos. A melhor maneira é hidratação profunda! A diferença sera mais notável quando o cabelo estiver seco, então evite a secura. Penteados tal como tranças e próteses bem colocadas podem ajudar a passar o tempo sem se sentir restrita. Veja A melhor prótese para si para ter ideias de como funciona o mundo das próteses .

Cabelo natural fraco

Nutrição duas vezes por semana x tratamento de oleo quente + hidratação uma vez per semana.

Cabelo natural não cheio

Isto normalmente é devido a genética . Cuidando do cabelo da minha filha mais velha, que não é cheio por natureza, aprendi a não saturar o cabelo com produtos porque acaba deixando o cabelo ainda mais ‘ lambido’. Procure óleos leves tal como óleo de uva, amêndoa doce, manteiga de abacate. Todos são MUITO hidratantes e não deixam o cabelo saturado/pesado. Faça nutrição regularmente, pois este cabelo tem tendencia a ser mais fraco. Tratamentos de óleo quente e vaporizador também ajudam muito a fortalecer e dar volume ao cabelo.

Cabelo natural duro/seco

Hidratação usando toca de vapor duas vezes por semana e tratamento de óleo quente uma vez por semana. Veja esta matéria para ver como manter a hidratação no cabelo Dicas para manter o cabelo hidratado e saudável .Atenção aos produtos que usa, pode ser o próprio óleo de côco que deixa o cabelo seco e duro! Tente vários produtos até que encontre o que funciona para si. Evite usar shampoo e opte pelo condicionador ao lavar o cabelo. Se precisar de usar shampoo procure um sem sulfato para não deixar o cabelo seco.

Cabelo natural que não cresce

O primeiro ponto é saber porque não cresce. Na verdade o cabelo cresce todos os dias, o problema é retenção. Tente saber se é porquê o cabelo se parte, se são as pontas é que estão a quebrar se, se o cabelo está fraco e cai ou se os penteados não estão dando cabo do cabelo ( se gosta de tranças veja esta artigo Como cuidar das ‘ box-braids’

Se ainda não sabe qual é causa, aconselho a criar uma rotina capilar e ser fiel a tal rotina.  Veja em detalhes como criar a sua neste artigo 5 dicas para cabelo natural crescer rápido .

Cabelo natural sem definição

Digo que a hidratação profunda é a melhor maneira de definir o cabelo. Uso o método loc nas minhas filhas  ( vejam aqui Cuidando de cabelo natural no inverno ) e os cachos ficam mesmo definidos com ajuda de um creme de definição . Encontrei uma matéria SUPER interessante de maneiras diferentes para deixar o cabelo bem cacheadinho vejam Técnicas para definir os cachos

Cabelo natural com muita frizz

Se sais de casa com o penteado em dia, mas no final do dia o penteado ja é outra coisa isto é para ti. O seu cabelo resseca quando esta ao ar livre, para combater isso precisa de hidrataçao! Hidratação! Hidratação! ‘leave in’ ,e gel básico, ajudam muito.

‘EDGES’

Tranças/próteses/extensões muito apertadas; totós; pentear cabelo molhado e até problemas de saúde. Na verdade, tudo que puxa o cabelo causa danos‘ as edges’

Para problemas de pele/saúde, aconselho a ver um dermatologista. Para as restantes, ai as dicas:

  • Evite penteados que puxam o cabelo de frente!
  • Opte por co-wash (lavar o cabelo com condicionador invez de shampoo). Caso precise de lavar o cabelo com shampoo procure um sem sulfato. Sabão africano também é top.
  • Evite produtos químicos até o cabelo ficar forte de novo.
  • Esquece o gel que tanto adoras. Opte por“ EDGE CONTROL’ que são feitos a base de rícino.
  • Deixe o couro cabeludo shampoo escansar! A única coisa que deve tocar o couro são os condicionadores, s e óleos naturais. Os restantes produtos são mapara o cabelo.
  • Digo isto em todas as matérias sobre cuidados de cabelo, durma numa almofada/toca/lenço de cetim.
  • Estamos a criar o cabelo, então uma rotina capilar é MUITO importante. Veja este artigo para saber como criar a melhor rotina capilar para si 5 dicas para cabelo natural crescer rápido
  • Faça tratamentos com óleo quente, toca de vapor
  • Evite prancha, secador e tonga. Esses são inimigos dos ‘ edges’.
  • Óleo de rícino é o melhor para estimular crescimento do cabelo. Aconselho a misturar com outros óleos ou manteigas que ajudam o seu cabelo. Eu misturo óleo de rícino e manteiga de karité para manter o cabelo hidrtatado.

Sei que isto vai ajudar! Se têm mais perguntas deixem nos comments que responderei todas.

Au revoir,

Señorita Elisa

Anúncios

Publicado por

I am a working mom of two petite princesses , married to my beau, living in a beautiful African country by the coast called Mozambique. I opened the blog to share my passion for beauty, fashion,decor, DIY projects and , of course , my girls! Join me as I ride on this chaotic wave called motherhood.

2 thoughts on “Frustrada com o cabelo ?!

  1. Olá. Tudo bem? Tenho andado com o. couro cabeludo coçando e com muita caspa mesmo lavando uma vez por semana. Queria pedir sugestões de como cuidar dele?

    1. Ola Vanessa, procure nas farmácia xampu com ketoconazole! Resolve a caspa logo. As vezes quando lavamos a cabelo deixamos o couro seco e isso produz a caspa. Aconselho a fazer hidratação cada vez que lave o cabelo e tratamentos de oleo quente antes de lavar o cabelo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s