Como cuidar das ‘ box-braids’


Bonjour señoritas,

A matéria de hoje lembra-me muito da minha infância. Cresci na altura que criança com mecha era algo super natural, algo que hoje é visto como desnecessário e até mau para uma criança.

Hoje em dia mexas são uma das melhores opções para quem quer protejer o seu cabelo ou mesmo uma forma de expressão para as naturalistas. O meu cabelo anda fraco e como estou cansada das próteses, decidi ‘ voltar aos times’, sentar por 4 horas no Mercado Janete e trançar as famosas mexas.

Em menos de uma semana a minha cabeça tinha caspa. Aquele tipo de caspa que deixava a camisa do boy branca de tanto que caia. Não sei como vocês que usam mexas aguentam! Mas enfim, não estava disposta a desmachar por nada, sentei 4 horas, dormi mal por 3 noites, essas mexas da minha cabeça não saiam tão já. Aí as dicas de como aprendi a cuidar delas.

Lave as  tranças e couro cabeludo pelo menos uma vez por semana

Tem de lavar a cabeça uma vez por semana, devido à sujeira e suor que pode acumular e entupir os poros. Concentre-se principalmente no couro cabeludo! E evite esfregar as tranças ao lavá-las. Usei este xampu para tirar a caspa e foi tiro e queda!

Lave o cabelo do couro cabeludo até as pontas, com o movimento indo em um ângulo vertical. Isso evita o enrolar das raízes e tranças. Imediatamente após a lavagem , é recomendável fazer um tratamento com óleo quente para hidratar o couro cabeludo. Veja como faço tratamento de óleo quente no artigo Cuidando de cabelo natural no inverno

img_3532

Mantenha seu cabelo e couro cabeludo hidratado

As tranças expõem o couro cabeludo mais do que o habitual e deixá-o propensos à secura. Ultimamente uso manteiga de abacate da NADU no coro cabeludo e tem dado bom resultado.

Veja como hidratar o cabelo nestas matérias Dicas para manter o cabelo hidratado e saudável e Cuidando de cabelo natural no inverno .

Também pode usar óleo de coco , óleo de amêndoa, óleo de rícino …

img_3496

Para proteger e ajudar o crescimento do ‘baby hair’ uso Óleo para Edges da Naducare.

Seque bem as tranças antes de fazer penteados

Tranças molhadas podem causar alguns problemas desagradáveis no couro cabeludo, como fungos, caspa ou mesmo mofo!

img_3557

Proteja o cabelo à noite

Durma com touca ou lenço para manter o cabelo , e o couro , hidratado e aumentar a duração das tranças. Para quem não gosta do tal, pode dormir numa fronha de seda e terá o mesmo resultado.

Para intensificar a hidratação , ponho Óleo Bomba no couro cabeludo antes de amarrar o lenço.

Cuidado com os penteados

Tranças são uma maneira divertida de mudar o visual sem danificar o cabelo , mas deve prestar atenção no estilo e peso das tranças . Não deve optar por estilos que puxam as edges ou que dão dor de cabeça . Se sentir que está puxado, simplesmente mude de estilo . O que não quer é que seu cabelo sofra enquanto estiver num estilo protetor.

img_3530

Controle o tempo!

Deixar as tranças por muito tempo pode causar calvície e queda de cabelo. Tranças não devem durar mais de 4-6 semanas. Por mais que goste do seu novo visual, ele deve ser uma solução protetora temporária.

img_3389

Além disso, quando desmachar deixe o couro cabeludo respirar pelo menos uma semana ou duas. Enquanto isso, corte as pontas se necessário, faça tratamentos ( hidratação e nutrição ) e escolha estilos que não causem estresse na linha do cabelo. Veja alguns tratamentos nestas matérias 5 dicas para cabelo natural crescer rápido , Cuidando de cabelo desfrisado com os produtos naturais da Naducare e Cuidando de cabelo natural no inverno .

img_3571
É fácil se apaixonar pelas tranças pois é um estilo de baixa manutenção mas com muita variedade. Cuide delas adequadamente, e seu cabelo/couro por baixo, e pode ostentar este visual elegante ao longo do ano enquanto o seu cabelo cresce da forma mais saudável !

Au revoir,

Señorita Elisa

Anúncios

Publicado por

I am a working mom of two petite princesses , married to my beau, living in a beautiful African country by the coast called Mozambique. I opened the blog to share my passion for beauty, fashion,decor, DIY projects and , of course , my girls! Join me as I ride on this chaotic wave called motherhood.

One thought on “Como cuidar das ‘ box-braids’

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s