Dicas para manter o cabelo hidratado e saudável


Bonjour señoritas,

A reclamação que mais recebo sobre cabelos “ Elisa, o meu cabelo/da minha filha/minha tia/a vizinha é MUITO seco! Ponho de tudo mas não muda!O que devo fazer?’ Já escrevi uma matéria de como hidratar o cabelo veja aqui 5 dicas para cabelo natural crescer rápido , aqui Cuidando de cabelo natural no inverno e aqui Cuidando de cabelo desfrisado com os produtos naturais da Naducare .

Hoje vamos corrigir os erros que está fazendo e fazem o seu cabelo perder humidade.

O cabelo pode estar seco se usar xampu com muita frequência (ou se o seu xampu contém ingredientes prejudiciais e ressecantes). Recomendo usar xampu no máximo duas vezes por mês. Se o seu cabelo estiver sempre seco, aumente o tempo entre as lavagens. Use um shampoo suave e livre de sulfato.

O cabelo não está condicionado o suficiente. Condicionadores profundos penetram o seu fio de cabelo muito mais profundamente com a humidade do que outros produtos. Condiçione profundamente ( Deep condition) a cada duas semanas para melhores resultados e humidade!

dark-and-lovely-ultra-cholesterol.jpg

Esta selando o cabelo depois de hidtratar? Uso o método LOC para manteir o cabelo hidratado apos tratamentos.  O método LOC consiste em usar a mistura de um líquido para hidratar, um óleo para selar a umidade e um creme para definir o cabelo.Este trio é top para tripla combater a secura, durante o inverno adiciono leave in conditioner ao trio. Veja cada passo neste artigo Cuidando de cabelo natural no inverno.

facetune_16-08-2018-13-39-28

Os produtos que usa no cabelo podem estar fazendo mais mal do que bem. A verdade é que muitos produtos de cabelo no mercado contêm produtos químicos que secam o cabelo. Estes produtos podem ajudar o cabelo a curto prazo, mas com o uso prolongado podem danificar e secar o cabelo. Felizmente, distinguir o bem do mal é fácil: basta verificar os ingredientes!

Experimente com diferentes níveis de proteína. A humidade e a proteína precisam ser equilibradas, e muita proteína tende a deixar seu cabelo seco e duro. Se o cabelo duro, duro e seco soa familiar, você provavelmente tem muita proteína em seu regime diário / semanal.

Se está seguindo todos os mandamentos de humidade, mas seu cabelo ainda está seco, pode estar cansado de  manipulação excessiva. A exposição aos elementos e estilo excessivos podem secar o cabelo. Deixe o cabelo descansar com pouca manipulação ou estilos de proteção antes de retornar a estilos de alta manipulação. Usar próteses é uma boa maneira de deixar seu cabelo descansar e ainda ter alguma diversão e diversidade com sua aparência. Confira como escolher a melhor peruca para você aqui A melhor prótese para si.

Não negligencie a hidratação do cabelo enquanto ele está em um estilo protetor, e dê um tratamento profundo , assim que remover o estilo de proteção.

Mozambican Children
Não se esqueça de dormir com toca ou almofada de cetim para ajudar a reter a mostura.

Saber a porosidade do cabelo também é importante. A porosidade afeta a forma como o cabelo retém humidade, isso também afeta a forma como você deve hidratar o cabelo.

COMO DETERMINAR POROSIDADE

A porosidade é muito simples de determinar: existem três testes que você pode fazer agora mesmo!

  1. O teste de flutuação: Pegue alguns fios de cabelo do pente (observe: use cabelos limpos! Produtos capilares podem alterar o resultado) e coloque-os num copo com água. Deixe-os por alguns minutos. Se seu cabelo flutuar , tem baixa porosidade, se afundar, tem alta porosidade e se ficar no meio tem porosidade média.24_large.png
  2. O Slip ‘n Slide Test: Pegue um fio de cabelo e deslize os dedos em direção ao couro cabeludo. Se o cabelo estiver liso, sua cutícula esta bem presa e tem cabelos com baixa porosidade. Se nao estiver liso, o cabelo tem alta porosidade.
  3. 25_large.png
  4. O teste do frasco de spray: Pegue uma pequena parte do seu cabelo e misture com um spray de agua. Observe atentamente: se a água se acumular no seu cabelo, é baixa porosidade. se absorve rapidamente, seu cabelo é de alta porosidade. Se notar a água em seu cabelo por alguns minutos antes de absorver, tem cabelo de porosidade média.

Porosidade baixa é resistente à humidade – isso significa que pode ser difícil obter humidade no cabelo, mas, quando você o faz, não precisa se preocupar tanto com o ressecamento do cabelo. Seus cachos também podem ser propensos ao acúmulo de produtos, especialmente de produtos ricos em proteínas.

Use calor ao aplicar humidade (vapor, água morna ou uma capa térmica) para abrir suas cutículas. Não aplique excesso de produto ou seja pesado. Em vez disso, deixe óleos e condicionadores em um pouco mais para dar ao seu cabelo mais tempo para absorver a humidade. E, a menos que saiba que seu cabelo não tem proteína, fique longe de tratamentos com proteínas que possam deixar seu cabelo seco e duro

O que usar:

  • Condicionadores diários livres de proteínas com humectantes (produtos que atraem a humidade) como mel ou glicerina.
  • Produtos ricos em humidade, como óleo de jojoba, manteiga de karité, óleo de coco ou óleo mineral.
  • Produtos mais leves ou líquidos ajudarão a evitar o acúmulo de produtos.

O cabelo de porosidade média tem uma camada de cutícula mais solta, permitindo um fluxo estável, porém moderado, de humidade dentro e fora do cabelo. A porosidade média resiste bem a coloração e produtos químicos . O tratamento frequente pode aumentar lentamente a porosidade do seu cabelo, dificultando ao longo do tempo a manutenção de tais estilos e tratamentos.

Evite proteínas em seu regime diário e condiçione profunda periodicamente com um produto que inclui proteína.

O cabelo de alta porosidade tem aberturas e furos na camada da cutícula, que permitem que a humidade passe rapidamente para dentro e para fora. Facilmente cria frizz e nos.  Precisa ter cuidado com atividades que envolvem muita humidade, pois ao entrar no seu cabelo pode causar a quebras e secura.

Use ocasionalmente produtos protéicos ou produtos com proteína, e se seu cabelo ficar rígido ou seco depois de usar um produto rico em proteínas, dê mais tempo antes do próximo tratamento. Certifique-se de usar condicionadores leave-in / hidratantes e selar com óleo, a qualquer momento depois de molhar o cabelo.

Use leave-ins diariamente e experimente óleos diferentes (óleo de abacate, mamona, óleo de coco, óleo de jojoba, etc) para ver o que mantém os cabelos mais hidratados durante todo o dia (recomendamos especialmente o JBCO Growth Serum by NaturAll Club). Use produtos com alguma proteína para manter a força, como o condicionador de abacate (solução danificada) do NaturAll Club. Finalmente, tente tratamentos ACV para suavizar a camada de cutícula e manter a humidade.

O que usar:

  • Os anti-humectantes, especialmente quando estão húmidos, selam as cutículas e impedem que absorvam demasiada hhumidade. (Ex: manteiga de karité em bruto, óleo de coco, azeite extra-virgem, óleo de palma)
  • Leave-in condicionadores e hidratantes fornecem o cabelo com a humidade durante o dia, mas use um selador para reter a humidade e evitar o ressecamento.

AINDA nada está funcionando? O culpado pode ser apenas um produto no seu regime. Experimente este desafio: elimine TODOS os produtos capilares do seu regime e use apenas ingredientes naturais, óleos e tratamentos de bricolage por um período de 1 a 2 meses. Em seguida, reintroduza seus produtos antigos um por um para descobrir qual estava secando o cabelo.

Siga estas dicas todas, e prometo que em 1/ 2 meses vera grande diferença.

img_4890

Anúncios

Publicado por

I am a working mom of two petite princesses , married to my beau, living in a beautiful African country by the coast called Mozambique. I opened the blog to share my passion for beauty, fashion,decor, DIY projects and , of course , my girls! Join me as I ride on this chaotic wave called motherhood.

4 thoughts on “Dicas para manter o cabelo hidratado e saudável

  1. Adorei as dicas Elisa.
    Irei Seguir as tuas dicas
    Pois faço tratamentos caseiros no meu cabelo mas nao vejo la muita diferença.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s