Outubro Rosa


Bonjour señoritas,

Outubro Rosa é um movimento mundialmente conhecido que tem como objetivo principal, a deteção precoce dos quadros de cancro da mama e através deste movimento, são realizadas ações de consciencialização durante o mês todo.

Em Moçambique o movimento foi lançando em outubro 2016 e tem os seguintes objetivos:
• Sensibilização e consciencialização das mulheres e a sociedade, em geral sobre a importância e combate do Cancro de Mama, com enfoque na chamada de atenção para importância do diagnóstico precoce da doença.
• Elevar a autoestima das mulheres, que fica afetada após o diagnóstico positivo da doença;
• Chamar atenção aos direitos da mulher, fazendo uma homenagem as grandes e únicas mulheres que nasceram neste mês e as mulheres moçambicanas no geral.

Quanto mais cedo descobrir, maior a hipótese de vencer. É por isso que a deteção precoce é imperativa! Todos os postos médicos em Moçambique realizam testes de cancro de mama, mas também pode fazer o autoexame em casa (vejam a baixo).

autoexame

Não sintam vergonha de se cuidar, se toquem!

Outubro-Rosa

Nunca pensamos na hipótese de sermos nós, as nossas mães ou as nossas filhas, mas a realidade é que pode ser qualquer um de nós. Cancro não escolhe. É aconselhável manter uma vida saudável sim, mas nem isso nos deixa imune.

Este mês Outubro Rosa Moçambique tem lançado vários eventos para fazer campanha, no fim de semana passado tivemos uma marcha em memória de Nicole Melanie, uma adolescente que lutou pelo cancro da mama ate o fim. Ela descobriu que tinha cancro quando tinha 15 anos e lutou ate os seus 18 anos. Ouvindo os seus amigos e familiares falar sobre ela deixou-me comovida, a Nicole era uma jovem incrível com tanto para dar.

O que realmente me tocou foi ouvir a mãe falar sobre o que eles passaram durante esses 3 anos. Tanta luta, tanta esperança, tanta dor. Nesse momento pensei nas minhas filhinhas e percebi como pode ser realmente qualquer um de nós.

O segundo testemunho foi de uma mãe que descobriu quando o seu bebé tinha apenas 6 meses. Ela lutou e venceu contra o cancro. Ela falou sobre a sua dor física, mental e emocional causada pelo cancro como mulher, esposa, filha e mãe. Pensei na minha mãe, filhas e eu mesma. Cancro pode atacar qualquer um. Precisamos nos educar e fazer o auto exame regularmente.

Os mozbloggers abraçou esta causa e nos tornamos embaixadores do movimento Outubro Rosa para ajudar a à importância do auto exame, da mamografia e consultas frequentes ao médico.

Mommy and me matching outfits
‘ Supporting the fighters, admiring the survivors, honoring the taken and never, ever giving up hope’
Mommy and me matching outfits
‘You gain strength and confidence by every experience in which you really stop to look fear in the face’

Thanks ao talentoso team @senhoraemilia.mz , pelas lindas fotos.

 

 

 

 

#JUNTOSSOMOSMAISFORTES
#OUTUBROROSAMZ

Advertisements

Posted by

I am a working mom of two petite princesses , married to my beau, living in a beautiful African country by the coast called Mozambique. I opened the blog to share my passion for beauty, fashion,decor, DIY projects and , of course , my girls! Join me as I ride on this chaotic wave called motherhood.

5 thoughts on “Outubro Rosa

  1. Adorei esta matéria! Esta simplesmente sensacional a maneira como abordaste este assunto importante para todos nos. Que nos, as nossas mães, irmãs e filhas possamos nos cuidadar e cuidar umas das outras.

    Amei!!!!!

  2. Conteúdo muito forte, que possamos não apenas escrever, mas também por em prática para que *ELAS SEJAM MAIS FORTES E NUNCA PERCAM A ESPERANÇA DE SER SOBREVIVENTES*
    Outubro rosa💕

  3. Gosto!
    Vamos expressar como podermos este outubro rosa pra que ELAS SEJAM FORTES SIM, É NÃO PERCAM A ESPERANÇA DE UM DIA SER SOBREVIVENTES💕

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s