Mãe de duas princesas


Bonjour señoritas,

Para quem não sabe, sou mãe de duas princesinhas. A mais velha tem 3 anos e a mais nova tem 1 ano. São melhores amigas desde o primeiro dia e dão-se muito bem ( a maior parte do tempo).

image

IMG_0903

img_7711

Este post já vem a pedido de muitos que julgam que sou uma supermulher por cuidar de duas meninas e não perder a cabeça. Não é fácil, mas não é impossível. Na verdade, é a vida que conheço. Aqui vão 10 dicas que ajudam-me a manter a calma e gerir tudo.

AJUDA
No início tentei fazer TUDO sozinha. Aprendi a aceitar ajuda e agora sinto-me muito abençoada. As minhas pequenas têm tias, tios e avós que adoram ficar com elas a qualquer hora. No dia a dia tenho duas ajudantes de casa que, com a minha supervisão, ajudam a manter a casa.

Para muitos ter duas parece excessivo, mas é necessário porque uma tem de estar sempre de olho na criança e a outra arruma a casa (e vão trocando). Acredito que sou suave, mas sou muito detalhada por isso deixo instruções claras (também ajuda-lhes a saber o que devem fazer). Durante o dia ligo pelo menos uma vez para falar com a minha pequena e a creche da mais velha manda fotos diárias.

ROTINA
Rotina ajuda a organizar e manter controle de tudo. Em casa todos seguem uma rotina. Crianças , principalmente, precisam de rotina. As minhas tem hora para comer, para dormir, brincar e tudo. Para as ajudantes deixo um cardápio semanal e guia de trabalho com atividades de cada dia ( ex: segunda é dia de limpar a geleira e congelador; terça dia de lavar e engomar…). Também tenho uma certa rotina , que me ajuda a passar tempo com as meninas, a cuidar de mim, gerir a casa e tomar um cocktail com as amigas.

CRIEI UM EQUILÍBRIO
Como mãe trabalhadora, já tive momentos em que senti que a ajudante era mais mãe do que eu por passar mais tempo com elas. Para evitar esse feeling procuro fazer mais atividades simples com elas. Por exemplo, no verão dou banho a elas (no inverno tomam banho muito cedo por causa do frio); faço elas dormir, somente eu cuido do cabelo delas, brincamos, jantamos juntas (elas jantam as 19), etc. São momentos simples, mas que nos ajudam a criar uma ligação de mãe e filha. Veja como cuido do cabelo delas nos posts: Cuidando do cabelo da Thandy e Cuidando de cabelo natural no inverno.

img_0305

img_8431

PACIENCA
Crianças sempre serão crianças. Faço grande esforço de ser muito paciente com elas. Elas têm ‘stress’, emoções e maus momentos tal como adultos. Também evito descarregar o meu ‘stress’ sobre elas.

O melhor exemplo disso pode ser visto na foto abaixo. Dia de sol, um parque lindo e as duas crianças decidiram fazer birras ao mesmo tempo. Veja como estou calma, e profundamente envergonhada. Imagine se eu também ficasse ‘stressada’ nesse momento? Mantendo a calma ajuda me muito, principalmente com duas bebes.

img_1677

ME TIME
Não esqueça da sua identidade, os seus sonhos e planos. Ser mãe não significa o fim.

Dê-se tempo para se curar e se ajustar. Uma vez feito isso, não fique confortável neste novo papel e esqueça a pessoa que era antes. Para mim, a maternidade foi um novo upgrade da minha pessoa. Por algum tempo tive o poder de fazer um cat eye perfeito e fazer leite. Abraçe o seu novo superpower!

img_8920

Com duas crianças em casa, nem sempre tenho a oportunidade de ir ao spa e cuidar de mim. Então trago o ‘spa’ a casa. Dia de pedicure, meto os pes na bacia e assisto Baby Boss pela quinta vez com as minhas pequenas. Faço o mesmo com os cuidados faciais, fica mais barato e eficiente ter os cremes em casa e fazer os tratamentos de beleza quando posso.

img_0770

AR FRESCO
Passeios são necessários para mim e para elas. Semanalmente as levo ao parque/praia e anualmente viajamos (dentro ou fora do pais). Não use crianças como desculpa para não viajar ou não sair! Quando viajo para o estrangeiro com elas escolho voos em torno a horário delas (é aqui que ter rotina ajuda) e evito horas que sei que elas estarão com sono ou cansadas.

img_1885

img_2862

img_2914

AMIGAS
As minhas amigas, e amigos, são TOP! Tiveram tanta paciência comigo durante as minhas gravidezes , praticamente seguidas, e nova vida de mãe. Quando as bebes já saiam de casa, as incluíam nos nossos programas para que me senti-se parte do grupo. Também faziam programas que acabavam cedo, porque sabiam que o meu limite era ate as 22. Claro que andava cansada e desligada e elas estavam fartas de ver-me amamentando, mas amizade é um two way process.

img_8679

Uma dica para mães que se sentem desligadas das suas amigas por causa das crianças: lembre-se que o/a bebe não será pequena para sempre! Ligue para as amigas de vez em quando, ouça as histórias (isso a mantém conectada com o mundo lá fora) e não se esforce tanto para voltar àquela vida pré-mãe quando podia curtir a toa com as amigas. Elas entendem.

Agora que as meninas não dependem de mim, sou mais ativa e consigo sair depois delas dormirem.

img_5512

ROMANCE
Reserve tempo para romance com o seu parceiro, ou mesmo sozinha. Um cineminha, massagens, jantar a luz de velas ( depois de as crianças dormirem) , uma noite de filme em casa. Sei o quanto é difícil, depois de um dia longo, cuidar das crianças e ainda marcar algo romântico, mas é necessário para si.

img_7023

HÁBITOS SAUDÁVEIS
Ola, sou Elisa e detesto ginásio! Mas para manter o corpo e a saúde tento comer de maneira saudável. Quando exagero, faço um detox e corto óleos e carbs. Quando preciso de um extra boost faço ginástica na praia e em casa com Youtube. Admiro muito lifestyle saudável, quem sabe consiga entrar no gym.

facetune_17-06-2018-10-45-07

Então muita fruta, vegetais, agua e atividade física ajuda-me a manter-me em forma.

VIBES POSITIVAS
As pessoas sempre têm algo a dizer, aprendi a manter o bom / útil e ignorar o mal. Das normas da sociedade das quais não concordo, a regras de moda que recuso a seguir, manter-me firme nas minhas opiniões e princípios, ajudam-me a manter centrada.

Como todo mundo, tenho as minhas inseguranças como mãe, como mulher e como blogueira. Aprendi muito cedo na maternidade a não me comparar e julgar outras mães, nunca sabe o que está a acontecer. Então, enquanto as meninas forem saudáveis, alimentadas, vestidas e felizes, adivinhe quem se sente realizada? Esta mamãe aqui!

img_8308

Espero que isso lhe dê uma visão da minha vida de mãe. Não que seja fácil, mas hei, é a minha vida e não a mudaria por nada.

Au revoir,

Señorita Elisa

Advertisements

Posted by

I am a working mom of two petite princesses , married to my beau, living in a beautiful African country by the coast called Mozambique. I opened the blog to share my passion for beauty, fashion,decor, DIY projects and , of course , my girls! Join me as I ride on this chaotic wave called motherhood.

14 thoughts on “Mãe de duas princesas

  1. Muito, mas muito nice Senorita. As Fotos, as dicas, é tudo tao real. Todas as mães passam por tudo isso, e saber que não somos as únicas conforta-nos bastante. Well done Dear. Beijo grande.

  2. Haaaaaa como é linda! Eu amei esse read, so easy, so real, so beautiful. You doing an amazing job with your girls and I’m sure they are inspired! Keep shining babe!

  3. Meu Deus uma das melhores matérias que já escreveste….amei as dicas há coisas que mesmo eu Sendo mae de menina de 7 anos tenho dificuldades de gerir….Obrigada pelos toque e parabéns pelo Blog….it is mesmerizing

  4. Meus parabéns pela matéria, estava mesmo a precisar de algumas dicas de como gerir minha vida profissional e social sendo mãe. e sou daquelas que usa a desculpa de ser mãe para não sair e socializar. Acredito que depois de ler esta matéria irei me reorganizar e mudar certas coisas na minha vida.

  5. Wau. Muito interessante, vai me ajudar a fazer outras actividades que não fazia por não planejar. Sou mãe de uma menina de 3 anos e acho que não tenho tempo para nada.
    Muito
    Deus te abençoe.

  6. The realness is dope. Thanks pelas dicas e estás dicas também servem para single folks that don’t have kids too.
    Keep it up sugar.

    And the gym department…I’m your twin…lol

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s